A coagulação intravascular disseminada (CID) pode ocorrer em decorrência de algumas situações clínicas ou enfermidades, entre elas o câncer. Os mecanismos hemostáticos estão alterados e isso pode causar uma série de complicações. A assistência sistematizada a um cliente com essa condição clínica requer precisão na avaliação de enfermagem. Considerando a relação: Diagnóstico (D), Intervenção (I) e Resultado (R), assinale a alternativa que apresenta correspondência coerente na sequência DIR para atender a um cliente com CID:
D: Risco de déficit do volume de líquidos relacionado com o sangramento; I: Débito urinário ≥ 30mL/h; R: Nível de consciência estável.
D: Risco de déficit do volume de líquidos relacionado com o sangramento; I: Evitar procedimentos que possam aumentar a pressão intracraniana; R: Nível de consciência estável.
D: Risco de integridade da pele prejudicada relacionada com a isquemia; I: Monitorar resposta à terapia com heparina; R: Cliente mostra compreensão dos procedimentos e da situação.
D: Gasometria arterial e saturação de Oxigênio dentro dos limites normais; I: Auscultar sons respiratórios a cada 2 a 4 h; R: Sons respiratórios limpos.