Imagem de fundo

No que tange à doença arterial coronariana (DAC), é CORRETO afirmar que:

No que tange à doença arterial coronariana (DAC), é CORRETO afirmar que:

A

A DAC é um tipo prevalente de doença cardiovascular, sendo a aterosclerose frequentemente responsável pelo bloqueio ou estreitamento de vasos, reduzindo o fluxo sanguíneo para o miocárdio.

B

A aterosclerose se inicia com a formação de estrias proteicas, que são depositadas na camada íntima da parede arterial. Embora sejam precursoras do processo aterosclerótico, essas estrias são comuns mesmo na infância.

C

A aterosclerose coronariana produz sintomas e complicações, independentemente da localização, do grau de estreitamento da luz arterial, da formação de trombose e da obstrução do fluxo sanguíneo para o miocárdio.

D

São equivalentes de risco da DAC o diabetes mellitus, a doença arterial periférica, o aneurisma de aorta abdominal, bem como as enfermidades reumatológicas.