Existem 4 tipos de exames que podem ser utilizados no diagnóstico de diabetes mellitus. Sobre esses exames é correto afirmar que:
no ttG 75g, uma glicemia de 2 horas pós-sobrecarga entre 90 mg/dL e 150 mg/dL indica tolerância à glicose diminuída.
a glicemia casual necessita de período em jejum de 12 horas para sua realização.
no teste de tolerância à glicose (ttG) com 75g, o paciente recebe uma carga de 75 g de glicose em jejum e a glicemia é medida antes e 120 minutos após a ingestão. Uma glicemia de 2 horas pós sobrecarga maior ou igual a 150 mg/dL é indicativa de diabetes.
a hemoglobina glicada (HbA1C), indica o percentual de hemoglobina que se encontra ligada à glicose. Como ele reflete os níveis médios de glicemia ocorrido nos últimos 2 a 3 meses, é recomendado que seja utilizado como um exame de acompanhamento e de estratificação do controle metabólico. Não necessita de períodos em jejum para sua realização.
quando a pessoa requer diagnóstico imediato e o serviço dispõe de laboratório com determinação glicêmica imediata ou de glicosímetro e tira reagente, a glicemia de jejum é o primeiro exame a ser solicitado. Nesse caso, o ponto certo indicativo de diabetes é maior ou igual a 136 mg/dL.