As ações de saúde do trabalhador na Atenção Primária em Saúde fazem parte das estratégias de estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) que, no contexto da Rede de Atenção à Saúde, entre outras, contemplam:
Articulação com as equipes técnicas e os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), sempre que necessário, para a prestação de retaguarda técnica especializada, considerando seu papel no apoio matricial a toda rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
Harmonização dos conceitos dos eventos/agravos e unificação das fichas de notificação dos casos de acidentes de trabalho, outros acidentes e violências.
Produção e divulgação periódicas, com acesso ao público em geral, de análises de situação de saúde, considerando diversos níveis territoriais (local, municipal, microrregional, macrorregional, estadual, grandes regiões e nacional).
Suspeita ou identificação da relação entre o trabalho e o agravo à saúde do usuário, com decorrente notificação do agravo no Sinan.
Aplicação de indicadores avaliativos dos impactos na saúde dos trabalhadores e das comunidades, considerando os processos de licenciamento ambiental, de concessão de incentivos ao desenvolvimento, mecanismos de fomento e incentivos específicos.