Segundo a Carta de Ottawa, constituem estratégias para a promoção da saúde:
criação de ambientes favoráveis à saúde mediante a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais; reforço da ação comunitária mediante implementação de ações que possam intensificar a autoajuda; reorientação dos serviços de saúde com foco privilegiado na prevenção de doenças crônicas.
implementação de reforço da ação comunitária; mudanças na formação dos profissionais de saúde, tendo em vista a necessidade crescente de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; adoção de postura intersetorial para a formulação de políticas públicas saudáveis.
desenvolvimento pessoal e social, mediante a divulgação de informação e educação para a saúde; monitoramento de mudanças das áreas tecnológicas e de urbanização que interferem na saúde da população; delineamento restrito às estratégias de atenção primária à saúde.
implementação de políticas públicas saudáveis, visando à diminuição das desigualdades sociais e à melhoria de vida da população; reorientação dos serviços de saúde, que devem ter como foco a saúde e não a doença; desenvolvimento das habilidades pessoais.
implementação de políticas públicas de inclusão social e de inclusão da pessoa com deficiência; diminuição das iniquidades sociais; priorização das organizações não governamentais na gestão dos serviços de saúde.