A vacina BCG (bacilo de Calmette e Guérin) é apresentada sob a forma liofilizada em ampola multidose, acompanhada da ampola do diluente específico para a vacina. A vacina é preparada com bacilos vivos sendo indicada para prevenir as formas graves da tuberculose (miliar e meníngea). Sobre os cuidados com a vacina da BCG, é correto afirmar:
A administração da vacina BCG deve ser adiada quando a criança apresentar peso inferior a 5 kg, devido a excesso do tecido cutâneo (panícula adiposo), e quando apresentar lesões graves de pele.
A vacina é conservada entre +2ºC e +8ºC (sendo ideal +5ºC), não podendo ser congelada. O congelamento provoca a perda de potência e/ou forma agregados e/ou aumenta o risco de eventos adversos.
O esquema de vacinação com a vacina BCG corresponde a seis doses e preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.
Crianças com idades entre 6 meses e 8 anos, 11 meses e 29 dias, vacinadas, somente podem receber a segunda dose da vacina BCG após sorologia positiva para HIV; para estes indivíduos, a revacinação é contraindicada.