A Vigilância Epidemiológica das infecções hospitalares é a observação ativa, sistemática e contínua de sua ocorrência e de sua distribuição entre pacientes, hospitalizados ou não, e dos eventos e condições, que afetam o risco de sua ocorrência, com vistas à execução oportuna das ações de prevenção e controle.
Sobre a vigilância e os indicadores epidemiológicos das infecções hospitalares, é correto afirmar que
I. deverão ser objeto de investigação epidemiológica específica, apenas as alterações de comportamento epidemiológico que forem classificadas como graves.
II. são indicados, para a realização dos estudos epidemiológicos, os métodos prospectivos, retrospectivos e transversais, visando determinar taxas de incidência ou prevalência.
III. a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar deverá escolher o método de Vigilância Epidemiológica mais adequado, com base em critérios de magnitude, gravidade e redutibilidade das taxas ou custo.
IV. calcula-se a Taxa de Infecção Hospitalar tomando como numerador o número de episódios de infecção hospitalar no período considerado e como denominador o total de saídas ou entradas no mesmo período.
A alternativa em que todas as assertivas indicadas estão corretas é:
I e II apenas.
II e III apenas.
II e IV apenas.
I, III e IV apenas.
II, III e IV apenas.