No Brasil, quatro tipos de acidente ofídicos (envenenamento causado pela inoculação de toxinas, através das presas de serpentes) são considerados de interesse em saúde: botrópico, crotálico, laquético e elapídico. Destes, o acidente botrópico, causado por serpentes dos gêneros Bothrops e Bothrocophias (jararaca, jararacuçu, urutu, cruzeira, caissaca), é o de maior importância e distribuição dentre os acidentes ofídicos no país. Os antivenenos (soros) disponíveis para este acidente são o soro antibotrópico (SAB), soro antibotrópico e antilaquético (SABL) e soro antibotrópico e anticrotálico (SABC).
Em relação ao tratamento utilizado nos acidentes botrópicos, é correto afirmar que
o SABC deve ser utilizado em situação de falta do SAB
o SABL deve ser utilizado, prioritariamente, em qualquer situação.
o SAB deve ser utilizado apenas em último caso, ou seja, na indisponibilidade dos demais soros
o número de ampolas do soro indicado deve ser o mesmo independente da gravidade do acidente e das manifestações clínicas.
devido ao risco de reações adversas precoces ou tardias, devem ser realizados testes de sensibilidade cutânea previamente.