Os métodos comportamentais, também conhecidos como métodos de abstinência periódica ou de percepção da fertilidade ou métodos naturais, são técnicas para obter ou evitar a gravidez, mediante a identificação do período fértil da mulher. O casal pode concentrar as relações sexuais nessa fase, caso deseje obter uma gravidez, ou abster-se de relações sexuais vaginais, caso deseje evitar a gravidez. Quanto aos mesmos, assinale a alternativa correta:
Quanto ao uso da tabela (calendário ou ritmo – ogino-knaus), a mulher que quiser usar esse método deve ser orientada a marcar em um calendário, durante 18 meses, o primeiro dia de cada menstruação, para verificar o número de dias que durou cada ciclo menstrual.
Quanto ao uso da curva térmica basal ou temperatura, esse método fundamenta-se nas alterações da temperatura basal que ocorrem na mulher ao longo do ciclo menstrual, sendo que antes da ovulação está ligeiramente elevada, reduzindo-se até a próxima menstruação.
O método sintotérmico baseia-se na combinação de múltiplos indicadores da ovulação, com a finalidade de determinar o período fértil com maior precisão e confiabilidade, bem como, com a observação de sinais e sintomas que indicam o período fértil da mulher.
O método do colar é uma simplificação do método da tabela, que também requer a análise do padrão menstrual da mulher nos últimos 18 meses, mas apenas para verificar se os ciclos não foram mais curtos que 26 dias nem mais longos que 32 dias.
Deve-se orientar à mulher que opta por utilizar o método do muco cervical que na fase pré-ovulatória, o muco cervical inicialmente é esbranquiçado, turvo e pegajoso.