Insuficiência respiratória aguda (IRpA) é definida como a incapacidade de manter a troca gasosa de CO2 e O2 necessária para suprir as demandas metabólicas, sem que ocorram as alterações compensatórias do equilíbrio ácido-básico. Avalie as opções abaixo e opte pela que caracteriza a IRpA, do ponto de vista dos parâmetros gasométricos para sua definição:
Pressão arterial de oxigênio (PaO2) inferior a 100 mmHg e pressão arterial de gás carbônico (PaCO2) superior a 30 mmHg, ou a combinação de ambos define o quadro.
Pressão arterial de oxigênio (PaO2) inferior a 100 mmHg e pressão arterial de gás carbônico (PaCO2) superior a 50 mmHg, ou a combinação de ambos define o quadro.
Pressão arterial de oxigênio (PaO2) inferior a 60 mmHg e pressão arterial de gás carbônico (PaCO2) superior a 40 mmHg, ou a combinação de ambos define o quadro.
Pressão arterial de oxigênio (PaO2) inferior a 60 mmHg e pressão arterial de gás carbônico (PaCO2) superior a 50 mmHg, ou a combinação de ambos define o quadro.
Pressão arterial de oxigênio (PaO2) inferior a 50 mmHg e pressão arterial de gás carbônico (PaCO2) superior a 100 mmHg, ou a combinação de ambos define o quadro.