A infertilidade se define como a ausência de gravidez em um casal após um ano ou mais de atividade sexual regular e sem uso de medidas anticonceptivas. Nas mulheres, alguns fatores são conhecidos por aumentarem o risco de infertilidade. Qual dos seguintes fatores NÃO está diretamente relacionado ao risco de infertilidade?
Idade: mulheres com mais de 35 anos já apresentam redução das chances de reprodução; próximo aos 40 anos, apresentam 90% de sua fertilidade basal; de 40 a 44 anos apresentam 62% e, entre 45 e 49 anos, 14%.
Doença inflamatória pélvica: na ocorrência de um, dois, três ou mais episódios de doença inflamatória pélvica, os percentuais de mulheres acometidas por infertilidade são, respectivamente, de 11%, 34% e 54%.
Fumo: mulheres que fumam têm 1,4 vez maior chance de serem inférteis, quando comparadas as que não fumam.
Peso: os extremos de peso têm relação com o pior prognóstico de fertilidade. A obesidade é fator que dificulta a gravidez, em virtude de, frequentemente, estar acompanhada de distúrbios hormonais.
Hipertensão arterial: PA sistólica igual ou maior que 160mmHg ou PA diastólica igual ou maior que 100mmHgr está relacionada com maior risco potencial do efeito estrogênico, com diminuição do HDL-colesterol e aumento da infertilidade.