O HIV é um vírus que ao ser diagnosticado, é de notificação compulsória cujo reservatório é o homem. Pode ser transmitido por via sexual (esperma e secreção vaginal), pelo sangue (via parenteral e de mãe para filho) e pelo leite materno. É correto afirmar que
o teste rápido (TR) refere-se ao teste de HIV realizado somente em hospital, pois o resultado é fornecido durante a internação.
a notificação da doença é obrigatória aos médicos e outros profissionais de saúde que atuam na assistência ao paciente, em conformidade com os Arts. 7º e 8º da Lei nº 6.259, de 30 de outubro de 1975.
na profilaxia da transmissão vertical deve ser oferecida terapia antirretroviral (TARV) para todas as gestantes infectadas pelo HIV, independentemente de critérios clínicos e imunológicos, suspensa após o parto.
o HIV apresenta um neurotropismo bastante acentuado, levando, frequentemente, ao aparecimento de manifestações neurológicas, como encefalopatia e neuropatia periférica, exclusivamente na fase inicial da infecção.