O desfibrilador automático (DEA) possui um sistema de análise do ritmo cardíaco. O dispositivo é acoplado à vítima por meio de duas pás adesivas, sendo responsável por analisar o ritmo cardíaco e a capacidade de fornecer o choque elétrico na vítima. Todo processo é orientado pelo equipamento por instruções verbais. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a utilização e funcionalidade do DEA.
Um DEA só deverá ser aplicado a um paciente que esteja inconsciente, em gasping ou sem pulso.
Nos bebês e crianças com menos de oito anos de idade, devem ser utilizadas as pás de DEA projetadas para crianças. Se as pás infantis não estiverem disponíveis, utilize as pás adultas, mas elas não podem ficar sobrepostas.
Em relação ao posicionamento, a pá do lado direito do paciente precisa ser colada abaixo da clavícula, na linha hemiclavicular.
Em relação ao posicionamento, a pá do lado esquerdo do paciente deve ser posicionada nas últimas costelas, na linha hemiaxilar (abaixo do mamilo esquerdo).
Após instaladas as pás no tórax do paciente, o aparelho irá informar a análise do ritmo e irá decidir se ele é chocável ou não. Não sendo chocável, continua-se com as compressões, pois ele está em uma parada cardíaca por assistolia ou AESP (Atividade Elétrica Sem Pulso).