A punção venosa periférica é o procedimento realizado quando há necessidade de coletar sangue ou administrar medicações e/ou soluções por via endovenosa no paciente, seja para hidratação, tratamento ou profilaxia. Quanto à coleta, infusão e instalação do cateter em trajeto venoso, é correto afirmar:
para facilitar a punção, solicite que o paciente mantenha o braço imóvel; introduza primeiro o cateter na pele, instale o garrote e finalize, inserindo o dispositivo na veia.
para infusão contínua de solução, antes da punção, conecte o equipo ao frasco de solução, retire o ar e, se necessário, conecte tubo extensor.
para impedir refluxo sanguíneo, salinize o cateter com soro fisiológico 20% antes da instalação, exponha o local de aplicação e verifique as condições da veia.
para estabilização do dispositivo, introduza o cateter venoso na pele, com o bisel voltado para baixo, a um ângulo aproximado de 90 graus.
para coleta de sangue, após a retirada do volume necessário, remova o cateter, encape a agulha e despreze-a em caixa de perfurocortante.