“A liderança é uma competência extremamente necessária e requerida do enfermeiro para influenciar sua equipe a realizar um cuidado de enfermagem que atenda às expectativas dos clientes e familiares. As instituições de saúde procuram profissionais que estejam aptos a exercer tal atributo para atingirem resultados eficazes. Desde a graduação, pós graduação sensu lato, sensu stricto e a educação permanente nos serviços abordam esta temática para aprimorar seu exercício diário. Estudar os fatores que se relacionam com o desenvolvimento desta competência é necessário para subsidiar o seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Assim, a liderança em enfermagem tem sido relacionada com: satisfação dos pacientes com o cuidado oferecido pela equipe de enfermagem, segurança do paciente, prazer com o emprego e ambiente de trabalho.” Balsanelli, A.P., David, R.D., Ferrari, T.G. Liderança do enfermeiro e sua relação com o ambiente de trabalho hospitalar. Acta paul. enferm., São Paulo, vol.31 no.2 Mar/Apr, 2018. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201800027 > Acesso: 24 out. 2018.
Associando liderança e cultura de segurança do paciente, assinale a relação correta:
Um líder deve reconhecer o ambiente que está inserido e alinhar os recursos humanos e legais a competência da sua equipe para garantir a melhor assistência e cuidado prestados ao paciente.
A cultura de segurança das instituições de saúde deve promover uma liderança autoritária visando diminuir a incidência de eventos adversos.
O engajamento dos líderes de enfermagem é proporcional a dificuldade de implementação do programa de segurança do paciente nas instituições de saúde.
Os diferentes modelos de liderança não necessariamente impactam na satisfação da equipe de enfermagem ao realizar seu trabalho.
Visando êxito na diminuição de eventos adversos, as instituições permitem que cada profissional realize suas atividades baseado em suas crenças, valores e conhecimento técnico-científico.