Imagem de fundo

J. S., 20 anos, portador de diabetes mellitus tipo 1 desde os 6 anos, foi atendido na u...

J. S., 20 anos, portador de diabetes mellitus tipo 1 desde os 6 anos, foi atendido na unidade de pronto atendimento (UPA), referindo desconforto abdominal, náuseas e vômitos, boca seca e, nos últimos dois dias, um aumento excessivo da eliminação urinária. Ao realizar a anamnese, o enfermeiro identificou o uso irregular da insulina há pelo menos 4 dias (SIC). O resultado da glicemia capilar para triagem foi 390 mg/dl. Considerando esse quadro, o enfermeiro deve concluir:

A

o paciente está apresentando um quadro de infecção gastrointestinal, caracterizado por dor abdominal, náuseas e vômitos.

B

o paciente apresenta um quadro de infecção que pode estar interferindo no quadro clínico e nos sintomas de hipoglicemia apresentados.

C

o paciente está apresentando um quadro de síndrome hiperosmolar hiperglicêmica não cetótica, caracterizado por dor abdominal, e precisa ser imediatamente medicado.

D

o paciente deve ser orientado a não interromper a insulina e liberado para sua residência com o encaminhamento agendado para a nutrição, pois as náuseas indicam utilização de alimentação inadequada.

E

o paciente está apresentando um quadro de hiperglicemia, em que desconforto abdominal, náusea, vômito, polidpsia e poliúria podem indicar presença de cetoacidose diabética. É necessário intervir imediatamente.