Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são documentos que visam garantir o melhor cuidado de saúde possível diante do contexto brasileiro e dos recursos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Diabetes Melittus Tipo I (DM 1), aprovado pela Portaria Conjunta nº 8, de 15 de março de 2018, contém o conceito geral da DM 1, critérios de diagnóstico, critérios de inclusão e de exclusão, tratamento e mecanismos de regulação, controle e avaliação. Sobre este Protocolo, assinale a alternativa correta.
O esquema de insulinização é composto por duas insulinas de ação intermediária ou lenta (insulina NPH humana ou análogas de longa duração)
O esquema de insulinização não deve respeitar a faixa etária, peso do paciente, gasto energético diário incluindo atividade física e dieta, e desconsiderar possível resistência à ação da insulina e à farmacocinética desses medicamentos
Todos os pacientes com DM 1 devem receber insulinoterapia em esquema basal-bolus com múltiplas doses de insulina e com monitorização frequente da glicemia capilar (no mínimo antes das refeições e quando suspeita de hipoglicemia)
A retinopatia diabética e a nefropatia diabética devem ser rastreadas pela determinação da albuminúria corrigida pela creatinina em amostra de urina e creatinina sérica. Já a neuropatia diabética pelo exame dos pés com pesquisa das sensibilidades térmica, vibratória e plácida