Em 2016, O National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP), organização norte-americana, alterou a terminologia Úlcera por Pressão para Lesão por Pressão e atualizou a nomenclatura dos estágios do sistema de classificação. Em consonância com essas mudanças, a Associação Brasileira de Estomaterapia – SOBEST e a Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia – SOBENDE realizaram a tradução e a validação do documento para o português. Se associarmos V (verdadeira) e F (falsa) às afirmativas relativas a Lesões por Pressão,
( ) As Lesões por Pressão são categorizadas para indicar a extensão do dano tissular e são caracterizadas por um dano situado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, comumente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico.
( ) A Lesão por Pressão Não Classificável caracteriza-se pela perda da pele em sua espessura total e perda tissular não visível.
( ) A Lesão por Pressão Tissular Profunda resulta de pressão intensa e/ou prolongada e de cisalhamento na interface osso-músculo.
( ) Entre as estratégias efetivas na prevenção das Lesões por Pressão destacam-se a oferta de nutrientes com baixo teor proteico para os pacientes acamados e a mudança de decúbito.
obtemos, de cima para baixo, a sequência
F, F, F, V.
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, V, V, F.
V, V, V, V.