Acerca dos elementos constitutivos e das ferramentas de microgestão das RAS, assinale a alternativa incorreta.
Para a efetivação das linhas de cuidado, faz-se necessário garantir os recursos materiais e humanos importantes à operacionalização, à integração e à corresponsabilização das unidades de saúde, à interação entre equipes, aos processos de educação permanente e à gestão de compromissos pactuados e de resultados.
As centrais de regulação são sistemas de apoio diagnóstico e terapêutico (patologia clínica, imagens, entre outros). São os lugares institucionais da rede onde se prestam serviços comuns a todos os pontos de atenção à saúde.
São exemplos de pontos de atenção à saúde: os domicílios; as unidades básicas de saúde; as unidades ambulatoriais especializadas; os serviços de hemoterapia e hematologia; os centros de apoio psicossocial; e as residências terapêuticas, entre outros.
Linhas de cuidado são uma forma de articulação de recursos e práticas de produção de saúde, orientadas por diretrizes clínicas, entre as unidades de atenção de uma dada região de saúde, para a condução oportuna, ágil e singular dos usuários, pelas possibilidades de diagnóstico e terapia, em resposta às necessidades epidemiológicas de maior relevância.
Os hospitais podem abrigar distintos pontos de atenção à saúde: o ambulatório de pronto-atendimento; a unidade de cirurgia ambulatorial; o centro cirúrgico; a maternidade; a UTI; e a unidade de hospital/dia, entre outros.