Os linfomas não Hodgkin (LNH) são biológica e clinicamente heterogêneos. O diagnóstico preciso, por um hematopatologista, utilizando a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS), é essencial para o manejo adequado desses diferentes subtipos. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Entre os linfomas de células do manto, mais de 95% carregam a translocação (11;14)(q13;q32) na análise do cariótipo convencional ou através do FISH (Hibridização in situ por fluorescência).
2. Diferentemente dos LNH nodais, em torno de 75% dos linfomas primários cutâneos têm o fenótipo T e 2/3 deles são micose fungoide ou síndrome de Sézary.
3. Os linfomas de Burkitt podem ser tratados de maneira adequada com diferentes protocolos de quimioterapia intensiva desde que incluam a profilaxia adequada para o sistema nervoso central.
4. A maior parte dos linfomas de células T periféricos tem pior prognóstico quando comparados aos linfomas difusos de grandes células B; o linfoma anaplásico ALK positivo é uma exceção.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.