Imagem de fundo

A policitemia vera (PV) é uma doença de curso indolente que costuma apresentar bom cont...

A policitemia vera (PV) é uma doença de curso indolente que costuma apresentar bom controle com intervenções terapêuticas como flebotomias periódicas e hidroxiureia. Para algumas raras situações em que não se consegue atingir o alvo terapêutico, hematócrito (HTc) < 45% (resistência), ou por intolerância a esses tratamentos, o uso do inibidor não especifico de JAK2 ruxolitinibe está indicado. Segundo o European Leukemia Net, um dos critérios de resistência ou intolerância a hidroxiureia é:

A

a necessidade de manter flebotomia para manter HTc < 45% após 3 meses de pelo menos 3 g/dia de hidroxiureia.

B

o prurido de controle, com limitação das atividades diárias do paciente após 3 meses de pelo menos 2 g/dia de hidroxiureia em combinação com anti-histamínico.

C

a mieloproliferação não controlada (plaquetas > 400.000/uL ou leucócitos > 10.000/uL) após 3 meses de pelo menos 3 g/dia de hidroxiureia.

D

a presença de úlceras nas pernas ou outra toxicidade inaceitável ao uso de hidroxiureia, como manifestações mucocutâneas, sintomas gastrointestinais ou febre em uso de qualquer dosagem.

E

neutrófilos < 800/uL, plaquetas < 100.000/uL ou Hb < 9,0 g/dL na menor dose necessária para atingir resposta completa ou parcial com hidroxiureia.