O exame físico geral é de suma importância na avaliação clínica do Recem-Nascido (RN), cabendo ao enfermeiro conhecer os aspectos fisiológicos e identificar as anormalidades.
Assinale a alternativa correta acerca do exame físico do RN.
Os RNs prematuros entre 34 e 36 semanas costumam estar recobertos por material gorduroso e esbranquiçado, chamado de manchas mongólicas, cujas funções primordiais são a proteção da pele e o isolamento térmico.
O verniz caseoso são manchas azul-acinzentadas localizadas preferencialmente no dorso e nas regiões glútea e lombossacra, podendo ser disseminadas; traduz imaturidade da pele na migração dos melanócitos, relacionada a fatores raciais.
As sobreposições das bordas dos ossos do crânio (cavalgamentos), especialmente no parto normal, são um achado patológico no exame físico e devem ser imediatamente comunicadas e investigadas.
A fontanela bregmática, na forma de losango, formada na confluência dos ossos frontal e parietais, geralmente é pequena (justaposta) e, quando grande, pode estar associada a doenças como hipotireoidismo e síndrome de Down.
Quando existe instabilidade coxo-femural a manobra de Ortolani faz com que a cabeça do fêmur se encaixe no fundo do acetábulo; esse deslocamento é percebido nas mãos como um “click” (Ortolani positivo).