Imagem de fundo

Sobre o estado de choque, é correto afirmar que

Sobre o estado de choque, é correto afirmar que

A

o choque neurogênico é pouco frequente em unidades de terapia intensiva, o principal aspecto da fisiopatologia nesse caso é a ocorrência da vasoconstrição periférica em decorrência do comprometimento do sistema nervoso autônomo.

B

o infarto agudo do miocárdio (IAM) é uma causa frequente de choque cardiogênico, nesse caso, a angioplastia e a revascularização estão indicadas, porém na ausência desses recursos, a terapêutica trombolítica deve ser instituída, mesmo naqueles pacientes com risco de sangramento, pois o prognóstico de choque cardiogênico no IAM sem reperfusão é preocupante.

C

o choque séptico é chamado de obstrutivo porque se entende que a fisiopatologia está associada a um estado de vasoplegia e alta resistência vascular em vários territórios regionais de perfusão, determinando um alto fluxo de sangue nessas regiões.

D

a causa mais frequente de choque hipovolêmico é a hemorragia associada ao trauma. Dessa forma, no choque hemorrágico, o paciente está agitado, apresenta-se hipertenso, taquicárdico, a pele encontra-se quente e seca.