Imagem de fundo

A Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal é um esforço da Coordenação Geral de...

A Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal é um esforço da Coordenação Geral de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde para a qualificação do modo de nascer no Brasil. Esse documento visa orientar as mulheres brasileiras, profissionais de saúde e os gestores, nos âmbitos público ou privado, sobre importantes questões relacionadas às vias de parto, suas indicações e condutas, baseadas nas melhores evidências científicas disponíveis. Nessa perspectiva, assinale a alternativa correta.

A

A diretriz se destina a mulheres em trabalho de parto com parto normal planejado, entre 37 e 42 semanas de gestação com feto único, vivo e em apresentação cefálica, sem nenhum estímulo de indução.

B

As gestantes de baixo risco devem ser informadas sobre os riscos e benefícios dos locais de parto, desaconselhando o parto domiciliar devido à falta de estudos brasileiros sobre esse local de nascimento.

C

Medidas de higiene, incluindo higiene padrão das mãos e uso de luvas únicas estéreis, são apropriadas para reduzir a contaminação cruzada entre mulheres, crianças e profissionais no atendimento ao parto.

D

A avaliação do bem-estar fetal em parturientes de baixo risco deve ser realizada com ausculta intermitente durante o trabalho de parto ativo.

E

A assistência ao parto e nascimento de baixo risco que se mantenha dentro dos limites da normalidade pode ser realizada tanto por médico obstetra quanto por enfermeira obstétrica e obstetriz.