Imagem de fundo

A hemorragia digestiva alta (HDA) é uma emergência clínica relativamente frequente, com...

A hemorragia digestiva alta (HDA) é uma emergência clínica relativamente frequente, com episódios discretos até sangramento que ameaça a vida. A HDA origina-se do trato digestório proximal ao ângulo de Treitz, podendo ser de origem varicosa ou não varicosa. Sobre a HDA, é correto afirmar que:

A

não é necessário que o enfermeiro realize exame físico no paciente com HDA, uma vez que se trata de uma situação de emergência.

B

aparecimento intermitente de sangue nas fezes, fraqueza mais intensa, palidez ou dispneia, sangue oculto nas fezes e anemia ferropriva são sinais e sintomas de sangramento maciço.

C

a hemorragia digestiva alta não varicosa é a maior causa de morbidade e mortalidade em cirróticos. Ocorre em 50-90% dos pacientes, sendo consequência direta da hipertensão portal.

D

na hemorragia por varizes esofágicas, quando não há a opção de tratamento farmacológico com vasodilatadores esplânicos e endoscopia de urgência, está indicada a colocação de um balão de Sengstaken-Blakemore, com o objetivo de manter a pressão do balão sobre a variz acima da pressão da mesma.

E

o manejo do sangramento agudo inclui estabilização hemodinâmica e realização de endoscopia após as primeiras 24 horas.