A obstrução de vias aéreas por corpos estranhos (OVACE) é definida como a interrupção total ou parcial da passagem de ar até os alvéolos pulmonares, podendo ser causada por trauma, ingestão de líquidos, alimentos e pequenos objetos. É considerada uma situação de emergência e necessita de assistência imediata. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
É considerada uma obstrução grave a situação em que o paciente está consciente, apresenta respiração espontânea e ruidosa, tosse silenciosa e/ou inconsciência.
Em pessoas que apresentam quadro de obstrução leve e encontram-se responsivas, a conduta do profissional deve ser: acalmar o paciente, incentivar tosse vigorosa, monitorizar e oferecer suporte de oxigênio.
Nos pacientes com obstrução grave e responsivos à avaliação, deve-se executar a manobra de Heimlich por duas tentativas.
As pessoas obesas e gestantes no último trimestre, com quadro de OVACE, não devem receber manobra de Heimlich, pelo risco de complicações.
Em vítimas de obstrução grave e não responsivas, deve-se realizar visualização direta por laringocospia e a remoção do corpo estranho com a utilização da pinça de Magill, seguida por ventilação transtraqueal.