No momento da alta hospitalar, ao realizar as orientações sobre anticoncepção para mulheres que sofreram aborto no primeiro trimestre de gestação, sem quaisquer sinais ou suspeita de infecção, o enfermeiro deve esclarecer que
o método Ogino Knauss é o método de eleição no período pós-aborto, devendo ser iniciado imediatamente desde que o dia em que ocorreu o aborto seja considerado como o primeiro dia do ciclo menstrual.
o dispositivo intrauterino – DIU só poderá ser inserido seis meses após o aborto quando se tratar de aborto induzido.
os anticoncepcionais hormonais podem ser usados imediatamente após o aborto, podendo ser iniciados/ administrados entre o dia do esvaziamento uterino e o 5º dia pós-abortamento.
o uso do diafragma é contraindicado no primeiro mês após o aborto devido à necessidade de manuseio vaginal durante a sua inserção.
a atividade sexual pode ser retomada tão logo a mulher deseje, sendo aconselhável a dupla proteção por meio do uso concomitante das camisinhas feminina e masculina.