Imagem de fundo

O conceito de saúde sexual e reprodutiva vem sendo discutido pelos movimentos feminista...

O conceito de saúde sexual e reprodutiva vem sendo discutido pelos movimentos feministas e de direitos humanos há várias décadas. O conceito de direitos reprodutivos e sexuais tem sua formulação inicial nas décadas de 80 e 90, no âmbito dos movimentos gay e lésbico europeus e norte-americanos, produzindo-se, em seguida, uma sinergia com os segmentos mundiais. As alternativas abaixo discutem alguns conceitos apresentados no caderno de atenção básica: saúde sexual e reprodutiva.


I. Entende-se que a saúde reprodutiva é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, em todos os aspectos relacionados com o sistema reprodutivo e as suas funções e processos, e não de mera ausência de doença ou enfermidade.

II. Relacionamentos igualitários entre homens e mulheres não existem, sempre vão ocorrer diferenças entre os sexos que podem ser justificadas pela biologia e pela cultura.

III. Os direitos humanos das mulheres incluem seu direito a ter controle e decidir livre e responsavelmente sobre questões relacionadas à sua sexualidade, incluindo a saúde sexual e reprodutiva, livre de coação, discriminação e violência.

IV. A saúde reprodutiva implica que a pessoa possa ter uma vida sexual segura e satisfatória, tendo autonomia para se reproduzir e a liberdade de decidir sobre quando e quantas vezes deve fazê-lo.

V. Nas questões referentes às relações sexuais e à reprodução, não requerem respeito mútuo, consentimento e divisão de responsabilidades sobre o comportamento sexual e suas consequências.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

A

I, II, III, IV e V.

B

Apenas III e IV.

C

Apenas III e V.

D

Apenas I, III, IV e V.

E

Apenas I, III e IV.