A tuberculose (TB) ativa em pessoas que vivem com o vírus do HIV/AIDS (PVHA) é a condição de maior impacto na mortalidade por AIDS e por TB no país. Segundo o Relatório Global de Controle da Tuberculose desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2011, as PVHA estão 21 a 34 vezes mais propensas a desenvolver a TB ativa quando comparadas à população geral. No Brasil, em 2011, foram notificados 71 mil casos novos de TB, correspondendo a um coeficiente de incidência de 37,1/100 mil habitantes. Conforme preconizado pela OMS e pelo Ministério da Saúde do Brasil (MS), o controle da coinfecção TB — HIV deve estar entre as ações programáticas prioritárias realizadas pelos Serviços de Atenção Especializada em HIV e AIDS. Os serviços precisam se organizar, estruturando a equipe multiprofissional, para tratar de ações específicas relacionadas à coinfecção supracitada. Em suas redes referenciadas, todos os pacientes deverão ser atendidos imediatamente por profissional de saúde capacitado, a fim de determinar a urgência da consulta médica. Nesse contexto, analise as afirmativas.
I O paciente com TB oriundo de outro serviço e com tratamento já iniciado deverá ter acesso à consulta médica em no máximo dez dias, considerando-se a gravidade.
II. O paciente com TB oriundo de outro serviço sem tratamento iniciado deverá ter acesso à consulta médica em no máximo cinco dias, podendo com a consulta de enfermagem iniciar o tratamento para TB no mesmo dia.
III. O paciente com TB oriundo da rede privada deverá ter garantida a dispensação dos medicamentos de tuberculose, mediante apresentação da receita médica adequada.
IV. PVHA em acompanhamento com diagnóstico de TB poderá ter acesso ao tratamento da tuberculose e manejo da coinfecção em serviços diferentes, pois independente do acompanhamento conjunto.
V. Todas as pessoas que vivem com HIV / AIDS e com TB devem iniciar a terapia antirretroviral (TARV), independentemente da forma clínica da tuberculose e da contagem de linfócitos T-CD4+.
Pode-se afirmar que apenas:
l e V estão corretas.
II e III estão incorretas.
l e IV estão corretas.
III e IV estão incorretas.
III e V estão corretas.