Imagem de fundo

O Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa proporciona uma ...

O Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa proporciona uma oportunidade singular para todos os níveis de sistemas de saúde e educação de refletir sobre como poderão melhor utilizar estratégias de educação interprofissional e de prática colaborativa para fortalecer o desempenho dos sistemas de saúde e promover melhorias de resultados na saúde.


ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. Genebra-Suíça: Diana Hopkins, Editora Freelance, 2010. p. 14 [Trad. Rede de Profissões de Saúde - Enfermagem & Obstetrícia do Departamento de Recursos Humanos para a Saúde]


Considerando as premissas teóricas apresentadas pelo modelo de educação em saúde para a maior eficiência da força de trabalho nos serviços e saúde, assinale a afirmativa correta.

A

A educação interprofissional é resultado da integração de duas ou mais disciplinas de um curso de formação profissional em saúde com atividades práticas em cenário real, promovendo resultados mais efetivos e maior criticidade profissional.

B

A educação interprofissional consiste em um modelo de educação emancipatória para a formação de profissionais de saúde mais colaborativos, melhores preparados para a prática, resultando em serviços de saúde de excelência.

C

São denominadas práticas colaborativas exitosas em uma área de formação profissional aquelas resultantes da atuação de dois ou mais profissionais, num serviço com sistema de referência/contrarreferência implementado, otimizando a assistência especializada.

D

Embora a implementação de educação interprofissional e da prática colaborativa possibilitem a formação de profissionais da saúde habilitados para a solução de problemas, tal proposta ainda se configura como um grande desafio, devido ao elevado custo para as políticas públicas.

E

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, equipes técnicas padronizadas com dois a três profissionais da saúde, com formação em saúde comunitária, resultarão em uma força de trabalho colaborativa mais resolutiva para as necessidades da rede de atenção à saúde.