O enfermeiro é fundamental no planejamento do cuidado, visto que, este profissional coordena toda a assistência do paciente e apoia para que os desfechos que sejam entregues ao paciente sejam os melhores. Para tal, é necessário que o enfermeiro possua conhecimento clínico acerca dos agravos de saúde a fim de prestar o melhor cuidado possível.
Em uma unidade de saúde, chega o Sr. J. S. S., 65 anos, com histórico familiar e prévio de infarto Agudo do Miocárdio. J. S. S. é hipertenso com nível pressórico não controlado. Possui obesidade grau II e não adere ao tratamento medicamentoso. O paciente passa em acolhimento com o enfermeiro, o qual o avalia conforme o risco e realiza atividades de educação em saúde em busca de adesão do paciente ao tratamento proposto para o seu caso, conforme pactuado em equipe multiprofissional. Acerca do caso acima, marque V para Verdadeiro ou F para Falso:
(_) Deve ser questionado/observado durante o atendimento, os sinais típicos da insuficiência cardíaca: falta de ar/dispnéia, dispnéia paroxística noturna, ortopnéia, fadiga/cansaço e intolerância ao exercício.
(_) No exame físico, o ingurgitamento jugular em posição semi-sentada é um sinal importante, que deve alertar para um possível quadro de insuficiência cardíaca.
(_) O Tratamento ambulatorial não-medicamentoso da Hipertensão arterial envolve controle ponderal, medidas nutricionais, prática de atividades físicas, cessação do tabagismo, controle de estresse, entre outros, o que pode ser estimulado durante o atendimento.
(_) Em casos de Insuficiência Cardíaca, as vacinas contra a influenza e antipneumocócica devem ser contraindicadas para prevenção de fatores agravantes.
(_) A investigação clínico-laboratorial tem como objetivos confirmar elevação da PA, identificar causas da HAS, lesões em órgão-alvo, doenças associadas e estratificar risco cardiovascular. Além de história clínica, testes de cognição e exame físico, incluindo IMC e circunferência abdominal, deve-se realizar: eletrocardiograma de repouso, exame de urina (bioquímica e sedimento) e exames de sangue.
Marque a sequência correta:
F, F, V, V, F.
F, F, V, F, V.
V, V, F, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.