Imagem de fundo

A administração parenteral envolve injetar um medicamento nos tecidos corporais. As pri...

1
Q2153674
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2021
Banca: Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos - IMPARH
Prova: IMPARH - Prefeitura de Fortaleza - Técnico de Enfermagem - Área: UTI - 2021

A administração parenteral envolve injetar um medicamento nos tecidos corporais. As principais vias de administração parenteral são intradérmica, subcutânea, intramuscular e intravenosa. Sobre as recomendações para cada tipo de via, relacione a coluna 1 à coluna 2.


COLUNA 1

(1) Via intradérmica

(2) Via subcutânea

(3) Via intramuscular

(4) Via intravenosa


COLUNA 2

( ) O ângulo de inserção da agulha deve ser de 90°. Dependendo do local de administração, essa via suporta no máximo de 4 a 5 mL de volume de medicamento.

( ) O ângulo de inserção da agulha varia de 5° a 15°, e o bisel deve estar voltado para cima. Somente pequenos volumes devem ser administrados por esta via (máximo de 0,5 mL).

( ) Em geral, utiliza-se um ângulo de 45° ou 90° para inserção da agulha com o bisel lateralizado. Apenas pequenas doses (0,5 a 1,5 mL) de medicamentos hidrossolúveis devem ser administradas pela via.

( ) Após a entrada da medicação nessa via, ela começa a agir imediatamente, não havendo maneira de interromper sua ação.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

A

3 – 1 – 2 – 4.

B

2 – 1 – 3 – 4.

C

1 – 3 – 4 – 2.

D

3 – 2 – 1 – 4.