Avaliação Geriátrica Ampla (AGA), é também conhecida como avaliação geriátrica multidimensional (AGM) ou avaliação geriátrica global (AGG) e é considerada o padrão-ouro para a avaliação de idosos, sendo assim, assinalar abaixo a afirmativa correta acerca da AGA.
A AGA é um processo diagnóstico multidimensional, geralmente interdisciplinar, para determinar as deficiências, incapacidades e desvantagens do idoso e planejar o seu cuidado e assistência a médio e longo prazos.
Os principais objetivos da AGA são realizar um diagnóstico global e desenvolver um plano de tratamento e reabilitação, sem gerenciar os recursos necessários para as intervenções terapêuticas e reabilitação.
A AGA é um importante preditor de desfechos desfavoráveis, ou seja, tem valor prognóstico, para pacientes apenas com indicação cirúrgica.
Ajuda a estabelecer critérios apenas para a internação hospitalar.
Avalia apenas o grau de comprometimento motor, pois para avaliar o grau de comprometimento mental é utilizado o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), bem como estabelece metas nutricionais e de otimização terapêutica, além de ser elemento fundamental para a criação de políticas públicas de ação na saúde e de destinação de recursos.