A hipertensão intracraniana (HIC) ocorre quando há aumento de um ou mais volumes dos componentes intracranianos, sendo considerado valor alterado quando a pressão intracraniana (PIC) é maior que 15 mmHg, devendo ser tratada quando sustentada por mais de 5 minutos acima de 20 mmHg. A monitorização da PIC é o método mais indicado para acompanhamento da medida e da avaliação do traçado da PIC, de suas alterações e da mensuração dos efeitos da terapêutica implantada na HIC. É considerada uma intervenção de enfermagem na PIC, EXCETO:
Documentar a medida da PIC e pressão de perfusão cerebral (PPC) de 1/1 hora até estabilização, de 2/2 horas, se PIC estável.
Manter alinhamento mento-esternal, evitando flexão do pescoço e rotação da cabeça.
Manter a cabeceira do leito em 45º. Na presença de hipotensão arterial, pode ocorrer diminuição da pressão de perfusão cerebral (PPC), vasodilatação e aumento da PIC, caso a cabeceira do leito seja mantida em 45º.
Manter via aérea permeável; aspiração traqueal deve ser realizada de 10 a 15 segundos, com prévia hiperventilação e aumento da FiO2.