Um servidor, com história de angina estável, procurou o departamento de saúde apresentando dispneia e relatando sensação de peso na parte superior do tórax e dor retroesternal, com início após vivenciar uma situação de conflito intenso com um colega de trabalho. Frente a essa situação, considerando se tratar de uma crise de angina, enquanto solicitava apoio médico e remoção do servidor para o hospital, entre outros cuidados, o enfermeiro realizou as seguintes intervenções:
I. colocou o paciente em posição de semi-Fowler, mantendo-o em repouso;
II. se certificou de que a boca do paciente estava úmida e administrou o comprimido de nitroglicerina que o paciente portava consigo, por via sublingual, orientando-o a não deglutir a saliva até que o comprimido estivesse dissolvido;
III. instalou o monitor cardíaco e o oxímetro de pulso;
IV. administrou oxigênio a 2 L/min, por cânula nasal;
V. verificou os sinais vitais, obtendo a pressão arterial em ambos os braços do paciente;
VI. administrou novo comprimido de nitroglicerina, por via sublingual, após 5 minutos, uma vez que o paciente relatou que ainda não havia sentido alívio da dor.
Para esse caso, são apropriadas as intervenções apresentadas em
I, II, III, IV, V. VI.
II, III, IV e V, apenas.
I, IV, V e VI, apenas.
III e V, apenas.
III e IV, apenas.