Imagem de fundo

A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser huma...

A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser humano. Quando não tratada, evolui para estágios de gravidade variada, podendo acometer diversos órgãos e sistemas do corpo. Acerca do diagnóstico da sífilis, assinale a alternativa correta.

A

A queda dos títulos do VDRL (exame utilizado no rastreio e diagnóstico da sífilis) não deve ser considerada um indicativo de que o tratamento foi adequadamente realizado.

B

A cicatriz sorológica ou memória sorológica caracteriza-se pela persistência de resultados reagentes nos testes treponêmicos e/ou nos testes não treponêmicos. Nesses casos, os títulos baixos (≤ 1:4) podem persistir por meses ou anos.

C

Pessoas com títulos baixos em teste não treponêmico, sem registro de tratamento e sem data de infecção conhecida, não devem ser consideradas como portadoras de sífilis, até que tenham o resultado positivo de um teste treponêmico.

D

Os testes não treponêmicos devem ser utilizados para o diagnóstico da sífilis, mas nunca para identificar a resposta do indivíduo ao tratamento ou para saber se ele está curado da sífilis.

E

No Brasil, recomenda-se iniciar a investigação pelo teste não treponêmico, que é o primeiro teste a ficar reagente.