Imagem de fundo

Os distúrbios das mamas podem ser não cancerosos (benignos) ou cancerosos (malignos). O...

Os distúrbios das mamas podem ser não cancerosos (benignos) ou cancerosos (malignos). Os distúrbios não cancerosos incluem a mastalgia (dor nas mamas), os cistos, a doença fibrocística da mama, o fibroadenoma, a secreção através dos mamilos e a infecção da mama. Acerca da mastalgia, é correto afirmar que

A

são raras, exceto após o parto e durante a amamentação. A mama infectada torna-se hiperemiada (vermelha), edemaciada (inchada), sensível e quente. O tratamento adequado é a administração de antibióticos.

B

são nódulos sólidos benignos. Ocorrem mais frequentemente em mulheres jovens, entre a adolescência e os 30 anos de idade. Os nódulos são facilmente mobilizados, possuem bordas nitidamente definidas que podem ser palpadas durante o autoexame.

C

é um distúrbio comum no qual há dor mamária, cistos e nódulos benignos simultaneamente. Áreas de adensamentos são áreas endurecidas, acompanhadas ou não de dor e nodularidade. Em caso de dor, está indicado o uso de analgésicos.

D

em geral ocorre antes e/ou durante a menstruação, mas podem acontecer em qualquer momento do ciclo menstrual. Provavelmente são causadas pelas alterações hormonais do ciclo menstrual.

E

contém líquido, e podem ser puncionadas no próprio consultório, quando palpáveis. Pacientes com mastalgias múltiplas simples podem acompanhar com ecografia e mamografia.