O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença inflamatória autoimune crônica do tecido conjuntivo, que pode envolver as articulações, rins, pele, membranas mucosas e paredes dos vasos sanguíneos. No que diz respeito aos problemas causados pelo lúpus, assinale a alternativa correta.
Sintomas articulares, que vão desde dores contínuas nas articulações (artralgias) a inflamação repentina de múltiplas articulações (poliartrite crônica), ocorrem em cerca de 90% das pessoas e podem existir por anos depois de outros sintomas se manifestarem.
Pessoas com lúpus podem ter dor torácica devido à inflamação da membrana que envolve o coração (pericardite). Efeitos mais graves, porém, raros, no coração são inflamação das paredes das artérias coronárias (vasculite de artéria coronária), que pode provocar angina e inflamação do músculo cardíaco (miocardite), que pode levar à insuficiência cardíaca.
Erupções cutâneas incluem rubor em forma de borboleta atravessando o nariz e as bochechas (chamado eritema malar ou em formato de asas de borboleta); caroços salientes ou áreas de pele grossa; áreas azuladas salientes ou não em regiões expostas do rosto, pescoço, parte inferior do tórax e cotovelos.
É incomum que pessoas com lúpus sintam dor ao respirar profundamente. Quando há dor ela é decorrente da inflamação da estrutura sacular que envolve os pulmões (pleurisia), com líquido.
As contagens de hemácias, leucócitos e plaquetas podem aumentar. As plaquetas ajudam na coagulação do sangue, por isso, se sua contagem aumentar consideravelmente, pode ocorrer sangramento.