Imagem de fundo

DEPRESSÃO É A DOENÇA QUE MAIS ROUBA ANOS SAUDÁVEIS DOS BRASILEIROSHoje, no mundo inteir...

1
Q3139274
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Prova: CEV - URCA - Prefeitura - Enfermagem CAPS - 2018

DEPRESSÃO É A DOENÇA QUE MAIS ROUBA ANOS SAUDÁVEIS DOS BRASILEIROS


Hoje, no mundo inteiro, mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a depressão. Por isso, é muito importante conhecer os remédios e tratamentos que podem ajudar quem está sofrendo com a doença. Um estudo comprovou a eficácia dos medicamentos em casos graves, como mostrou o Bem Estar desta terça-feira (27). E como identificar os casos? Os psiquiatras Daniel Barros e Fabio Martins Fonseca explicaram porque é importante entender os sinais que a depressão manda ao longo da vida. Ninguém imagina que por trás de um bom emprego, da convivência tranquila com família e amigos, pode ter uma depressão. A doença tira a vaidade, o ânimo, até levar ao isolamento e a perda completa da vontade de viver.


Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/depressao-e-a-doenca-que-mais-rouba-anos-saudaveis-dos-brasileiros.ghtml, atualizado em 27/03/2018.


No ultimo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão se situa em quarto lugar entre as principais causas de ônus entre todas as doenças, e as perspectivas são de até 2020 suplantar a doença isquêmica cardíaca.


Sobre a depressão, assinale a alternativa INCORRETA:

A

A depressão é caracteriza por uma perturbação duradoura do humor acompanhada de interrupções simultâneas do pensamento, no comportamento e no funcionamento psicológico do indivíduo, comprometendo o funcionamento social nas principais áreas da vida do indivíduo.

B

Eventos estressantes da vida, especialmente perdas pessoais, negligência, abuso físico, emocional ou sexual, aumentam a probabilidade da depressão ao tornarem a resposta cerebral ao estresse hipersensível e intensa.

C

A depressão é um transtorno de natureza crônica que ocorre em episódios múltiplos com períodos de remissão e recaída.

D

A depressão é uma enfermidade heterogênea e pode ser classificada em dois subtipos: melancólica e atípica. O subtipo melancólico constitui uma descrição histórica clássica com limites bem definidos e conteúdo homogêneo enquanto o atípico apresenta-se pela coexistência da disforia, ansiedade e caráter depressivo.

E

A depressão melancólica diferencia-se da depressão com características atípicas pelos sintomas de sono aumentado, ganho de peso, variação diurna marcante com piora pela manhã.