Imagem de fundo

Paciente do sexo masculino, 70 anos de idade em fase terminal de câncer de próstata com...

Paciente do sexo masculino, 70 anos de idade em fase terminal de câncer de próstata com metástase generalizada, comatoso, com taquicardia, hipotensão e hipotermia, estava em uma Unidade de Terapia Intensiva há 8 dias, recebendo oxigenoterapia umidificada por ventilação mecânica, teve sua aparelhagem desligada no plantão noturno pela enfermeira do horário, com resultado do óbito do paciente:


A

A enfermeira agiu corretamente, promovendo a eutanásia para aliviar o sofrimento do paciente mesmo sabendo que este procedimento não é permitido no país.


B

A enfermeira promoveu uma eutanásia passiva, para abreviar a morte do paciente lentamente


C

A enfermeira cometeu a eutanásia terapêutica ativa que mesmo considerada morte piedosa não é permitida em nossa legislação.


D

A enfermeira cometeu a eutanásia legal cuja a justificativa consiste em usar o equipamento em outro paciente mais jovem o que é perfeitamente admitido em nossa legislação.


E

A enfermeira agiu corretamente pois estava preocupada com o valor da oxigenoterapia, considerando o custo/ benefício do tratamento em paciente terminal.