A administração de fármacos e soluções por cateteres, sondas e seringas é prática de en...

1
Q848036
Enfermagem Infecção de corrente sanguínea
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2017
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento - IADES
Prova: IADES - FHB - Analista de Atividades do Hemocentro - Área Enfermagem - 2017
A administração de fármacos e soluções por cateteres, sondas e seringas é prática de enfermagem comum, que pode ser desenvolvida em ambientes de atendimento à saúde. A infusão de soluções em vias erradas, como soluções que deveriam ser administradas em sondas enterais serem realizadas em cateteres intravenosos, em razão da possibilidade de conexão errada, é um evento frequente, porém pouco documentado, que pode causar graves consequências e até a morte do paciente. Com base nessas informações, no que tange à assistência de enfermagem na infusão de soluções e medicamentos parenterais, assinale a alternativa que apresenta a medida a ser adotada.
A
Preferir a utilização de injetores laterais nos sistemas arteriais, venosos, peridurais e intratecais, por medidas de segurança e prevenção de infecções.
B
Realizar a desinfecção das conexões de cateteres com solução antisséptica alcoólica e gaze por três vezes, com movimentos circulares, antes de desconectar os sistemas.
C
Utilizar somente equipes de cor azul para infusão de hemocomponentes.
D
Não estimular o paciente e os familiares dele a participarem da confirmação dos medicamentos e das soluções que serão administrados, para não causar insegurança nos profissionais de enfermagem.
E
Orientar pacientes e familiares a manusearem os dispositivos de forma correta, a fim de se evitarem desconexões ou conexões incorretas.