De acordo com o triângulo textural proposto por Lemos & Santos (1984), há a possibilidade mínima enquadramento dos solos quanto aos teores de areia, silte e argila em 13 classes texturais. Referente ao uso das informações provenientes da granulometria, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Solos considerados de textura argilosa são solos com teores de argila superior a 35%, possuindo baixa permeabilidade e alta capacidade de retenção de água.
( ) Solos considerados de textura arenosa possuem teores de areia superiores a 70% e o de argila inferior a 15%, sendo permeáveis, leves e de baixa capacidade de retenção de água e altamente suscetíveis a erosão hídrica.
( ) O ZARC é um dos instrumentos que abarcam um pacote tecnológico que indica a melhor época de semeadura das culturas para cada município, e leva em conta o teor de argila do solo, responsável por subsidiar a informação de capacidade de retenção de água de cada solo.
( ) Solos classificados como de tipo 1, pelo ZARC, são solos de textura argilosa, com teor mínimo de argila de 35%, enquanto solos do tipo 3 são solos de matriz arenosa, com teor mínimo de argila de 15% e mais de 70% de areia.
( ) A taxa de infiltração de água no solo, importante para determinação de condições de contorno para projetos de irrigação, também usa de informações do triangulo textural como ferramenta para classificar solos quanto a maior ou menor capacidade de infiltração de água.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – V – F – V.
F – V – F – V – F.
F – F – V – V – F.
V – V – V – F – V.
F – F – F – V – V.