

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A água e seus processos dentro do sistema agrícola (solo-planta-atmosfera) é de fundamental importância. Levando em consideração os conhecimentos sobre água e Ecofisiologia, assinale a alternativa correta.
A evapotranspiração real (ET) é a que realmente ocorre. A evapotranspiração máxima (ETm) representa, a máxima perda de água que certa cultura sofre em dado estádio de desenvolvimento quando não há restrição de água no solo
A capacidade de campo é uma característica intrínseca do solo e é a quantidade de água retida pelo solo, após uma chuva ou irrigação, ocorre poucos minutos após a infiltração em solos permeáveis de estrutura e textura uniformes
A transpiração é a perda de água na forma de vapor, através da superfície do solo. A evaporação é a perda de água na forma de vapor, através da superfície da planta. A evapotranspiração é a soma da transpiração com a evaporação
A área foliar da planta é importante por ser a superfície evaporante exposta à atmosfera. A área foliar é, como o nome sugere, a área de uma dada folha. Sendo medida, a área foliar, na primeira folha totalmente expandida. O Índice de Área Foliar (IAF) é a relação entre a primeira folha completamente expandida com as demais
Avalie as afirmações em relação ao processo de amostragem do solo para avaliação da fertilidade do solo.
-
I - A propriedade ou a área a ser amostrada deverá ser subdividida em glebas ou talhões homogêneos.
II - Para a maioria das culturas, as amostras simples são coletadas na camada de 0 a 20 cm; no entanto, deve-se levar em conta a camada de solo onde se concentra o maior volume do sistema radicular.
III- Para que a amostra seja representativa dos diferentes locais da propriedade, devem-se coletar amostras simples em diversas posições do relevo (baixada, encosta, morro) e juntá-las em um balde, homogeneizando adequadamente de modo a compor a amostra composta.
IV- Deve-se ter o cuidado de coletar as amostras simples que irão compor uma amostra composta, todas na mesma profundidade, embora o volume coletado em cada ponto amostrado possa ser diferente.
V- Caso não sejam seguidos todos os cuidados recomendados para uma boa amostragem do solo, ainda assim, se a amostra for enviada para um laboratório certificado, este conseguirá minimizar ou corrigir eventuais erros.
-
Está correto apenas o que se afirma em
I e II.
I, II e III.
II, III e IV.
III, IV e V.
I, III e V.
Para a indicação da necessidade da calcário para a correção do solo, é necessário obter a saturação por bases, sendo que, no cálculo desta variável, é considerada como “Soma de bases” a somatória dos seguintes elementos:
Al, H e Fe.
Na, S e N.
Ca, Mg e K.
P, Mg e Mo.
B, Zn e Mn.
Propriedade complexa e inerente ao solo, sendo importante na previsão das perdas por erosão. Ela depende da combinação de fatores individuais de cada solo, especialmente aqueles que determinam a velocidade de infiltração da água no perfil e aqueles que determinam a resistência à dispersão e ao arraste de partículas durante a chuva e o escoamento superficial. Qual é o nome da propriedade do solo descrita?
Erosividade.
Permeabilidade.
Erodibilidade.
Porosidade.
Capacidade de retenção de água.
Apesar das vantagens do sistema de plantio direto, o seu uso em cultivos sucessivos tem provocado problemas de compactação no solo, agravados pelo não revolvimento de solo. Para promoção da descompactação do solo, é recomendável o uso de
subsolador, pois esse equipamento atua na superfície e na subsuperfície do solo.
arado, pois esse equipamento atua nas camadas mais profundas do solo.
grade, porque esse equipamento permite a inversão da camada do solo.
enxada rotativa, porque esse equipamento melhora aeração do solo.
rolo-faca, pois esse equipamento melhora a drenagem do solo.
O pH influencia a absorção de nutrientes, sendo que um solo com pH alcalino proporciona aumento da absorção do micronutriente
manganês e diminuição da absorção do macronutriente potássio.
ferro e diminuição da absorção do micronutriente cloro.
molibdênio e diminuição da absorção do micronutriente ferro.
cobre e diminuição da absorção do macronutriente magnésio.
enxofre e diminuição da absorção do macronutriente cálcio.
Sobre culturas anuais, é correto afirmar:
A ferrugem da folha é uma doença que ataca a cultura do trigo causada pela bactéria Puccinia coronata.
Para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a densidade de semeadura indicada para a cultura do trigo é de 250 sementes viáveis/m2 para cultivares semitardias e tardias.
A helmintosporiose é uma doença que ataca gramíneas e é causada pelo fungo Ustilago avenae.
Recomenda-se para plantio da cultura do trigo em Santa Catarina, distância entre linhas de 12 cm, sendo no máximo, 14 cm.
O milho é uma cultura exigente em fertilidade do solo, requerendo pH entre 5,7 a 6,3, saturação por alumínio e saturação por bases em torno de 6,0; 2,2; 0,8, menor que 8% e 25-35%, respectivamente.
Referente ao uso de adubos e adubação orgânica, analise as assertivas abaixo:
I. A concentração de nutrientes é, geralmente, média a alta, o que, somado às elevadas doses aplicadas em relação ao fertilizante mineral, acarreta maior probabilidade de danos ambientais.
II. A taxa de mineralização da fração orgânica é quem determina a eficiência agronômica deles.
III. Para dejetos líquidos de suínos e bovinos, há a necessidade de correções da densidade em função da temperatura do material.
IV. Dejetos líquidos de suínos apresentam maior disponibilidade inicial de nutrientes às plantas do que dejetos sólidos e líquidos de bovinos.
Quais estão corretas?
Apenas IV.
Apenas I e IV.
Apenas II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
A classificação do solo é importante para se conhecer as suas características morfológicas, físicas, químicas e mineralógicos do perfil que o representam, bem como para levantar informações necessárias a avaliação da sua aptidão agrícola. Com relação a classificação do solo e horizontes diagnósticos é correto afirmar que:
Os horizontes diagnósticos superficiais são: hístico, A chernozêmico, A húmico, A proeminente, A antrópico, A fraco e A moderado.
Os horizontes diagnósticos superficiais são: B textural (Bt), B latossólico (Bw), B incipiente (Bi), B nítico (Bt), B espódico (Bs, Bhs, Bh), B plânico, E álbico (E), plíntico, concrecionário, litoplíntico, glei, cálcico, petrocálcico, sulfúrico, vértico, fragipã e duripã.
Os horizontes diagnósticos superficiais são: O orgânico, A húmico, A proeminente, A antrópico, A fraco, B textural.
Os horizontes diagnósticos superficiais são: O orgânico, A proeminente, B textural (Bt) e C rocha.
A definição: O solo é cortado com arado, e não se deve usar grade-aradora, e o movimento ocorre sempre de cima para baixo, de modo que a massa de solo que forma o camalhão é retirada da faixa imediatamente superior, o que resulta no canal, refere-se ao terraço do tipo
Mangum.
Nichols.
Base estreita.
Base larga.