Questões de Concurso sobre Estudo dos solos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.773 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

As perdas de solo são uns dos problemas recorrentes em lavouras e em áreas de pecuária, especialmente quando o manejo de solo não atende preceitos mínimos de cobertura de solo. Referente ao manejo da água que não consegue infiltrar no solo, durante e horas após cessar a chuva, analise as assertivas a seguir:


I. Independentemente da declividade do terreno, quanto maior o comprimento da pendente, maior será o potencial cisalhante da água que não infiltrou.

II. A falha de resíduos culturais pode ser entendida como a perda de eficácia relativa dos resíduos culturais em reduzir as perdas de solo por erosão hídrica geradas, exclusivamente pela enxurrada.

III. O processo erosivo caracterizado pela erosão em sulcos sob a cobertura do solo pode também ocorrer em áreas sob vegetação perene, como em pastagens, sendo tanto maior quanto mais intenso for o pastejo das áreas.

IV. A taxa de enxurrada, a quantidade, o tipo e o grau de decomposição dos resíduos culturais, a forma de manejo do solo e dos resíduos culturais são fatores que interferem no entendimento do processo de perdas de solo por erosão hídrica.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e III.


C

Apenas II e IV.


D

Apenas I, III e IV.


E

I, II, III e IV.

Conforme o esquema abaixo, o desequilíbrio biológico dos agroecossistemas é resultado do manejo convencional da atividade agrícola. Qual das sentenças abaixo expressa um princípio agroecológico do manejo de pragas e doenças que pode auxiliar na redução de distúrbios biológicos (pragas e doenças) no agroecossistema.


Imagem associada para resolução da questão


A

Substituição de pesticidas naturais por biopesticidas.


B

Práticas de manejo e conservação voltadas ao controle de erosão e cobertura do solo.


C

Pelo incremento do controle dos patógenos e inimigos naturais por meio de contagem de indivíduos nas áreas produtivas, e pelo monitoramento do nível de infestação na cultura.


D

Pela eliminação de agrotóxicos e adubos minerais solúveis por produtos sintéticos de baixo impacto.


E

Uso de recursos genéticos adaptados às características edafoclimáticas da região.

Em relação ao manejo de solos frágeis, assinalar a alternativa CORRETA:


A

Sabe-se que a alcalinização do solo é um processo natural e sua intensidade depende de fatores intrínsecos do solo e das perturbações a que o sistema é submetido. Os solos de textura leve apresentam menor permeabilidade e maior retenção de água e cátions, sendo assim mais lixiáveis e, portanto, mais ricos em nutrientes, e consequentemente, ácidos.


B

A matéria orgânica do solo (MOS) é um dos atributos de maior importância por ser um dos principais indicadores de sua qualidade. Em se tratando de solos de textura leve, pode-se afirmar que essa importância é ainda maior, pois a capacidade de troca de cátions (CTC) desses solos frágeis é quase que totalmente proveniente do seu teor de MOS.


C

O nitrogênio (N) possui um ciclo complexo envolvendo o sistema solo-planta-atmosfera, e se apresenta em três estados de valência ou níveis de oxidação. No entanto, as principais formas de N encontrados no solo e absorvidas pelas plantas são o nitrito (NO₃ ⁺⁺) e o amônio (NH₃ ⁺), sendo a segunda forma a mais frequente.


D

O potássio (K), um dos nutrientes mais limitantes à produção agrícola, é também um dos que têm sua disponibilidade, ou dinâmica do solo, mais relacionada com a textura, bastando ressaltar inclusive que, para a interpretação de sua disponibilidade no solo para as plantas, faz-se necessário considerar esta propriedade física.

Para a determinação da necessidade de calagem, diversos métodos são utilizados no Brasil, podendo destacar-se os métodos: neutralização da acidez trocável; solução tampão SMP; pH e do teor de matéria orgânica do solo; neutralização da acidez trocável e elevação dos teores de cálcio e magnésio trocáveis; e saturação por bases. Para o cálculo de necessidade de calagem pelo método da saturação por bases, é necessário dispor dos seguintes valores:


A

Poder relativo de neutralização total do corretivo, soma de bases atual, soma de bases desejada e capacidade de troca de cátions a pH 7,0.


B

Poder relativo de neutralização total do corretivo, soma de bases atual, soma de bases desejada e capacidade de troca de cátions efetiva.


C

Poder relativo de neutralização total do corretivo, soma de bases atual, soma de bases desejada e teor de alumínio trocável.


D

Poder relativo de neutralização total do corretivo, saturação por bases atual, saturação por bases desejada e capacidade de troca de cátions a pH 7,0.


E

Poder relativo de neutralização total do corretivo, saturação por bases atual, saturação por bases desejada e capacidade de troca de cátions efetiva.

Considerando a microbiologia do solo, é correto afirmar que:


A

Os microrganismos do solo são somente as bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico, e podendo ser citado como exemplo o gênero Azospirillum spp.


B

As micorrizas são bactérias fixadores de nitrogênio atmosférico.


C

As micorrizas são fungos que habitam as raízes, ainda que nem todos os fungos que habitam as raízes formam micorrizas, sendo um exemplo as micorrizas arbusculares os fungos como Glomeromycota.


D

O simbiotrofismo facultativo é quando o fungo não apresenta nenhuma capacidade saprofítica, o qual também podem causar doenças em raízes de plantas.

Para a conservação do solo e da água, um dos aspectos mais importantes é a infiltração da água no solo. E esta depende, em maior ou menor grau, de diversos fatores. Assinale a alternativa que apresenta quais fatores estão relacionados ao solo.


A

Propriedades físicas, químicas e mineralógicas


B

Tipos de coberturas da superfície do solo


C

Níveis de contaminação do solo com agroquímicos


D

Energia cinética das gotas da chuva

Sobre as diferentes classes de solo, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Planossolo.

2. Chernossolo.

3. Latossolo.

4. Neossolo.

5. Plintossolo.


Coluna 2

( ) Horizonte A diagnóstico com alta saturação por bases.

( ) Solo altamente intemperizado e horizonte A apresenta mais de 150 cm.

( ) Solo pouco evoluído.

( ) Possui horizonte concrecionário e ocorre em áreas sob oscilação do lençol freático.

( ) Solo que possui horizonte Bt com baixa taxa de infiltração de água.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

1 – 2 – 3 – 4 – 5.


B

3 – 4 – 1 – 5 – 2.


C

2 – 5 – 1 – 3 – 4.


D

2 – 3 – 4 – 5 – 1.


E

3 – 5 – 2 – 4 – 1.

Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:


I. Segundo Batista et al. (2018), a disponibilidade dos micronutrientes é controlada por algumas alterações que ocorrem no solo com a mudança do pH.


PORQUE


II. Altera a capacidade de troca catiônica e a capacidade de troca aniônica do solo, as espécies químicas dos elementos, a solubilidade dos minerais que contêm micronutrientes, a mineralização da matéria orgânica do solo e/ou a imobilização pelos microrganismos.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.


A

As asserções I e II são proposições falsas.


B

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


C

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


D

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


E

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A erosão é um processo de desagregação, transporte e deposição de material de origem geológica, o solo, ocasionada pela ação de agentes erosivos e induzido pelas condições naturais ou pela ação humana. Sobre os tipos de erosão, assinale a alternativa correta.


A

Erosão entressulcos – Remoção de fina e relativamente uniforme camada da superfície do solo pelo impacto da gota da chuva e, ou, enxurrada, sem a formação de pequenos canais ou sulcos; normalmente, é um processo pouco perceptível


B

Erosão laminar - Remoção de camada de solo ligeiramente uniforme em áreas relativamente pequenas, causada principalmente pelo desprendimento das partículas do solo devido ao impacto das gotas de chuva e fluxo laminar superficial


C

Erosão em voçorocas – Processo erosivo complexo, no qual ao longo de anos o solo é removido formando canais profundos de até 20 a 30 m. O processo, no entanto, pode ser revertido com uso de equipamentos e preparo do solo


D

Erosão em sulco – Processo erosivo em áreas declivosas onde são formados numerosos e pequenos canais com até 30 cm de profundidade, aleatoriamente distribuídos

O teor de carbono c) é útil para avaliar o grau de humificação dos resíduos. São consideradas metodologias de determinação de carbono no solo, em EXCEÇÃO o:


A

método de Yeomans & Bremner.


B

método gravimétrico.


C

método Walkley & Black modificado.


D

método colorimétrico.


E

método fotométrico.

   
Gerar simulado