O entendimento das relações solo-planta-atmosfera é de suma importância para a área de produção vegetal. O conhecimento do potencial hídrico da atmosfera, da planta e do solo, além de modificações fisiológicas e morfológicas das plantas em resposta a diferentes condições são de grande utilidade para a agronomia, pois ajudam a regular a irrigação e interpretar condições de estresse, entre outras. Em relação a anatomia e fisiologia vegetal e relações solo-planta-atmosfera, é INCORRETO afirmar que:
Na célula vegetal, a água de hidratação totaliza entre 5 e 10% da água celular. Entende-se como água de hidratação a quantidade que está associada a íons, substâncias orgânicas dissolvidas e macromoléculas.
O ponto de murcha permanente para plantas mesófitas é de, aproximadamente ?solo -1,5 MPa. Mas as plantas xerófitas podem suportar potenciais mais negativos, resistindo mais a períodos secos.
A água gravitacional, aquela com Ψ solo > -0,02 MPa, é considerada supérflua ou prejudicial ao desenvolvimento vegetal de plantas mesófitas, em razão da redução do espaço poroso de aeração.
Os pelos radiculares são alongamentos de células especiais, os tricodermas. Eles são responsáveis por grande parte da absorção de água e íons da solução do solo. Em mesófitas, sua formação é influenciada negativamente pela alta disponibilidade de água e positivamente pela formação de ectomicorrizas.
A endoderme e a exoderme são tecidos das raízes das plantas constituídos por células especializadas que apresentam na sua parede celular lignina e suberina que as tornam pouco permeáveis a água. Porém, tanto na endoderme quanto na exoderme existem células especiais chamadas “células de passagem” que apresentam menor resistência ao fluxo hídrico.