Em se tratando da cultura do arroz, analise as afirmações a seguir.
I. Entre as espécies de insetos mais prejudiciais ao arroz irrigado estão: Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) (Lagarta-da-folha ou lagarta-militar), Oryzophagus oryzae (Coleoptera: Curculionidae) (Gorgulho-aquático), Tibraca limbativentris (Hemiptera: Pentatomidae) (Percevejo-do-colmo) e Oebalus poecilus (Hemiptera: Pentatomidae) (Percevejo-do-grão).
II. O teor de umidade do grão adequado para realizar-se a colheita do arroz está entre 18 e 23%. Se colhido com teor muito elevado, haverá grãos em formação. Por outro lado, se a colheita for muito tarde haverá mais quebra de grãos no beneficiamento e, quando se destina a semente, o vigor poderá ser afetado.
III. A soca é a capacidade das plantas de arroz regenerar novos perfilhos férteis após o corte dos colmos para a colheita. A adoção desta prática é feita para aumentar a produção de arroz por unidade de área e de tempo.
IV. O cultivo do arroz irrigado, por submersão do solo, necessita em torno de 2.000 L (2 m³) de água para produzir 1 kg de grãos com casca, estando entre as culturas mais exigentes em termos de recursos hídricos.
V. O sistema “pré-germinado” apresenta as seguintes vantagens: Controle mais eficiente do arroz vermelho, menor dependência do clima para o preparo do solo e semeadura, menor consumo de água para irrigação e permite o planejamento mais efetivo das atividades da lavoura.
Das afirmações, estão corretas:
Apenas III.
I, III e IV.
II, IV e V.
III e V.
Todas.