A estrutura é a forma como se arranjam as partículas elementares do solo. A estrutura determina a maior ou menor facilidade de trabalho das terras, a permeabilidade à água, a resistência à erosão e as condições ao desenvolvimento das raízes das plantas. É importante porque tem relação com o preparo do solo para cultivo, com a erosão, com a porosidade e com a disponibilidade de água para as plantas. Sobre a estrutura do solo e o preparo do solo, é correto afirmar que:
solos arenosos apresentam maior risco de perda da estrutura e compactação durante as operações mecanizadas de preparo do solo.
solos argilosos apresentam maior risco de perda da estrutura e compactação durante as operações mecanizadas de preparo do solo.
as operações mecanizadas de preparo do solo não apresentam risco de perda da estrutura do solo.
o objetivo do preparo do solo, como aração e gradagem, é quebrar a estrutura dos solos para que os mesmos se tornem mais soltos e permitam maior crescimento radicular.
estrutura do solo e compactação são conceitos totalmente distintos. As operações mecanizadas de preparo do solo provocam compactação, mas não têm nenhuma relação com a estrutura.