O uso de inseticidas é uma técnica muito adotada na agricultura convencional para o controle de pragas. Esses produtos podem ser classificados de várias maneiras, como quanto ao mecanismo de ação sobre o inseto, que pode se dar
por ingestão, agindo o produto por meio das vias respiratórias, sendo ingerido na forma de gás pelo inseto, penetrando através dos espiráculos e atuando no sistema nervoso.
por contato, dando-se sua ação pelo contato com o corpo do inseto, penetrando na epicutícula e sendo conduzido através do tegumento, onde irá atuar sobre as terminações nervosas.
por fumigação, sendo o inseticida absorvido pelo abdome (intestino médio) e passando a circular na hemolinfa, atingindo o sistema nervoso.
por profundidade, sendo o inseticida, quando aplicado sobre folhas, troncos, ramos, raízes e sementes, capaz de ser absorvido e circular com a seiva para todas as partes da planta, agindo indiretamente no inseto.
por via sistêmica, sendo o inseticida capaz de atingir insetos através do aparelho bucal sugador (ação translaminar), por estar sob uma folha ou dentro de um fruto.