As características físicas do solo - textura, estrutura e porosidade - determinam sua capacidade de absorção da água, proveniente da chuva ou da irrigação. Tais conhecimentos são importantes no planejamento e manejo de qualquer sistema de irrigação. Em relação a esse tema, é correto afirmar:
Água capilar ou água de capilaridade é aquela que permanece fortemente retida nas superfícies das partículas do solo pelas forças de adesão e coesão, em uma quantidade muito pequena, não disponível, pois as raízes das plantas não conseguem extraí-la.
Os solos onde predominam os microporos retêm maior quantidade de água do que os de textura mais grossa, onde predominam os macroporos; consequentemente, os solos arenosos retêm maior quantidade de água do que os argilosos.
Uma peculiaridade importante relativa à textura dos solos está relacionada com a nutrição da cultura, já que a fração mais fina do solo influencia de maneira significativa a disponibilidade de nutrientes para as plantas.
Os solos argilosos são também chamados de solos pesados; e os solos arenosos, de solos leves, estando estas denominações relacionadas às densidades desses solos, uma vez que a densidade dos argilosos é maior do que a dos arenosos.
São exemplos de água de uso não consultivo: evapotranspiração das culturas, evaporação da água dos aspersores, evaporação de reservatório, vazamento em tubulações e água para lixiviação de sais no perfil do solo.