Reação do solo refere-se ao seu grau de acidez ou de alcalinidade. A reação do solo está ligada à sua fertilidade, porque várias condições importantes – tais como estrutura, solubilidade de minerais, disponibilidade de nutrientes, atividade de microrganismos e absorção de íons pela planta – são influenciadas por ela. Solos ácidos são comuns nas regiões sob condições tropicais, como no caso do Brasil. A acidificação dos solos é um processo químico que pode ocorrer naturalmente ou pela ação de manejo realizado pelo homem. Marque a alternativa que descreve processos envolvidos na acidificação de solos tropicais:
Os íons H+ e Al3+ são trazidos pelas chuvas intensas e se acumulam nas camadas mais superficiais do solo.
O alto índice de evaporação em função das altas temperaturas ocasiona a retenção de sais minerais (Na+ , Ca2+, Mg2+, K+ ) no solo.
A grandeza da precipitação pluviométrica nas áreas tropicais é tal que, os elementos alcalinos, notadamente os íons H+ , são lixiviados das camadas superiores pelas águas contendo CO2 e substituídos nos coloides por Ca2+ e o Mg2+.
A grandeza da precipitação pluviométrica nas áreas tropicais é tal que, os elementos alcalinos, notadamente o Ca2+ e o Mg2+, são lixiviados das camadas superiores pelas águas contendo CO2 e substituídos nos coloides pelos íons H+.
Os elementos alcalinos Ca2+ e o Mg2+ são trazidos pelas chuvas intensas e se acumulam nas camadas mais superficiais do solo.